Skip to main content

Manifesto

O Movimento para a Emancipação da PoesiaMeP é uma plataforma apartidária de acção política e social que se propõe como uma rede alternativa para a criação e divulgação da poesia contemporânea. O MeP é expressão de uma necessidade colectiva e nasce a partir das contradições detectadas na actual sociedade consumista e desatenta de hoje, e através do uso de diferentes práticas propõese de resolver/mitigar estas disfunções.
O Movimento estruturase como se fosse um discurso em progressão baseado na contribuição activa e contínua de um sem número de militantes heterogêneos.
O MeP não critica, não seleciona, não censura mas sim pretende criar um espaço de encontro e diálogo com a poesia. Mais do que o resultado desse diálogo, estamos interessados em tornalo possível, por isso escolhemos a via pública como primeiro lugar de publicação.
Continuaremos a olhar para nós mesmos e para a realidade à nossa volta, até que as condições que geraram o MeP não tenham mudado radicalmente.
Chegados a esse momento, um movimento para a emancipação da poesia já não terá razão de existir.

O Movimento para a Emancipação da Poesia
Milão, 2018

Hoje em dia, na vulgar sociedade contemporânea, a poesia não desempenha o papel que lhe seria destinado por razões culturais e históricas. E não porque ela tenha perdido a capacidade de comunicar e despertar emoções, sentimentos e fantasias, mas porque, embora as pessoas continuem a escrevêla, não continuamos a lêla, preferindo entretenimento barato e vazio a exercícios mais nobres e laboriosos da alma e do pensamento.
O MeP não pretende redefinir o conceito ou circunscrever a poesia a um “ismo” particular. Não se quer vincular a uma homogeneidade estilística ou temática, uma vez que nasceu como um movimento de emancipação da
poesia entendida nas suas várias formas.

Ainda, o MeP tem como objectivo devolver à poesia o papel hegemónico que ela merece sobre as outras artes e, ao mesmo tempo, não a deixar como prerrogativa exclusiva de uma pequena elite, mas sim trazêla de volta ao
povo, nas ruas e nas praças. As acções com que pretendemos encetar tudo isso são múltiplas, e não desdenhamos a arrogância de algumas delas, porque contrariamente a uma lenta e pacífica obra de sensibilização, acções de forte impacto são capazes de produzir um efeito imediato. Procuramos, onde for possível, ligarnos a essa propriedade intrínseca da palavra escrita que torna impossível a quem olha para ela não a ler, porque a palavra pode pser lida e descodificada no preciso momento em que é vista.

O Movimento para a Emancipação da Poesia
Florença, 2010